Saúde

Revista Ana Maria nº 805

Antes de começar…confesso que adoro os encartes de culinária dessa revista rs rs rs, já teve muita receita legal, fácil e gostosa.
OK, voltando ao nosso assunto!!!!
A Revista Ana Maria tem uma sessão sobre saúde e nessa edição ela veio falar de uma assunto MUITO sério. Hepatite C!!!!
Não é a primeira vez que a revista fala sobre o assunto, tem uma reportagem mais antiga e muito mais completa, que eu acho SUPER importante e esclarecedora.
Eu nunca fui fã de salão para fazer as unhas, isso por diversos motivos, prefiro eu mesma fazer e como na maioria das vezes não sabemos como é o quesito “higienização” dos equipamento, se ficam o tempo mínimo necessário e tudo mais…e por aí a fora mais alguns motivos.
Para quem gosta, basta seguir algumas dicas básicas:
1 – Alicate
Estima-se que 1/3 dos casos de Hepatite C venha dos estúdios de tatuagem e dos salões de beleza. E o grande vilão dos salões é o alicate de cutícula.
Como Prevenir: Usando material esterilizado no autoclave, aparelho usado por médicos e dentistas. Já os forninhos não são suficientes para matar o vírus. Na dúvida, portanto, leve o seu próprio alicate de casa.
2 – Palito de madeira e lixa
Recomenda-se que todos os instrumentos de madeira devam ser jogados fora após o uso individual. Isso porque o material é poroso e, portanto, impossível de ser esterilizado. O mesmo vale para a lixa de unha.
Como prevenir: Exija sempre o uso do material descartável.
3 – Bacia de plástico
Vestígios de pele podem grudar no material e provocar a contaminação.
Como prevenir: Confirme se a bacia é lavada do jeito certo (com água e sabão) e, durante o seu uso, ela deve ser revestida com um plástico descartável.
4 – Esmalte
O pincel do produto pode levar a pele de uma cliente para as mãos da outra.
Como prevenir: Já que o vidrinho de esmalte ão pode ser higienizado, a melhor dica é você ter e levar o seu próprio esmalte.
No Portal da Hepatite tem várias informações adicionais, uma que assusta quando se lê, é que a Hepatite C mata mais do que o HIV. Creio que pelo fato de ser uma doença silenciosa e descoberta em estágio muito avançado na maioria dos casos.
Teve uma reportagem no Fantástico, e no portal tem a reportagem. E ali foi falado algo que eu não sabia, o teste para saber se é o portador ou não do vírus, é gratuito pelo SUS.
O tratamento não é fácil pelo que li, mas ele existe e para o tipo C, não tem vacina. Então vamos nos prevenir. Como diz o ditado: “Melhor prevenir, do que remediar”.

O que acharam?

Deixem seus comentários, ficaria muito feliz!

Anúncios

Deixe seu comentário, dúvida, sugestão, elogio, crítica,... :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s