Culinária

Sabores e Temperos – Sopa de Abóbora Kabocha ou Kabotiá

Eu avisei que o blog ia ter coisinhas diferentes…que tal algumas receitinhas?

Como o tempo tem ajudado, que tal uma sopa bem gostosa? Apesar que aqui em casa, sopa é uma boa pedida a qualquer dia do ano, mesmo que seja com o ventilador ligado no máximo rsrs. Sim, amamos sopa!!

Antes de falar da receita, eu postei uma fotinho no Instagram e no Facebook da Sopa de Abóbora Japonesa ou Kabotiá e minha amiga Caroline me falou que o correto seria Kabotcha. Aí claro, eu fui pesquisar!! Caroline é descendente de japoneses e sempre ouviu Kabotcha…nem eu e nem ela estamos erradas!! Viu Carol!!!

Cabotiá é um substantivo masculino. É uma espécie híbrida, pois é um cruzamento da abóbora comum, no nordeste conhecida como jerimum e a abóbora moranga. A abóbora japonesa se pronuncia Kabotiá, mas se escreve Kabocha em japonês, pois o CHA é pronunciada TIA.

Depois de toda essa cultura, vamos a receita!!

photo

Sopa de Abóbora Kabotiá

800 g de abóbora, comprei uma abóbora de 1 quilo, as picadas estavam feias

2 dentes de alho picadinho

1 cebola pequena picada

Cebolinha, salsinha e sal a gosto

Pessoal, os temperos são opcionais, por exemplo, eu não coloco pimentas, pois sou alérgica. Minha mana Vanessa e o tio Val não comem alho porque passam mal…então, tempero é ao seu gosto!! Aqui vou mostrar como eu fiz a minha sopa!

Pegue a abóbora, lave bem e corte ao meio.

photo_1Agora vamos limpar as sementes!! Se for fazer uma quantidade maior, ou já deixar quantidades picadas para usar no dia a dia, tire as sementes, limpa os fiapos, lave e seque. Vocês podem tostar elas para comer como aperitivo, são saudáveis e ficam gostosas!!

photo_2Como eu vou usar minha abóbora todinha para a sopa, não vou picar, vou cozinhar da maneira que aprendi com a Blogueira Flavia Calina, que eu adoro!! Basta colocar elas em um forma com água, virada para baixo e levar para o forno. Deixei a minha por 30 minutos.

photo_3Eu amo a casca, adoro assar essa abóbora com casca e comer…receitinha para outro dia!! Tirei do forno, esqueci de fotografar rsrs…com uma colher, fui raspando a abóbora e colocando no liquidificador. Bata com um pouco de água.

photo_5Fica bem homogêneo! Se seus temperos forem picados na hora, refogue e bata junto.

photo_6Meus temperos são feitos antes…como assim? Comprei alho outro dia, e bati metade da quantidade no liquidificador ele sozinho e a outra metade com cebola roxa…então uso pasta de alho ou pasta de alho com cebola.

Então apenas refoguei no azeite a minha pasta de alho com cebola roxa.

photo_8Depois de refogado, despeje a sopa e deixe ferver para pegar o gosto dos temperos. Se for colocar sal, coloque agora, eu não coloco nada de sal. Não esqueça que a abóbora é adocicada, não adianta enfiar e enfiar sal, só vai te fazer mal.

photo_10Sirva quente. Coloque na mesa a cebolinha e a salsinha picadas. Pimenta e sal para quem quiser. Azeite para quem gostar.

E curta sua sopinha!!

photo_11

2 comentários em “Sabores e Temperos – Sopa de Abóbora Kabocha ou Kabotiá

Deixe seu comentário, dúvida, sugestão, elogio, crítica,... :)

